Conheça os tipos de dermatites e quais os sintomas mais comuns

CONHEÇA AS DERMATITES

Começa como se fosse uma reação alérgica comum. Provoca coceira, vermelhidão, pequenas bolhas e descamação. Atinge indivíduos de qualquer idade, inclusive bebês. Atenção! Pode ser dermatite.

A dermatite é uma reação alérgica e inflamatória que é capaz de atingir diversas áreas do corpo. Suas causas são variadas, podendo até ter influência genética. Não é uma doença contagiosa, mas necessita tratamento adequado.

Os tipos mais comuns de dermatites são:
Dermatite de contato: ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância química. Produtos de limpeza são os exemplos mais comuns e frequentes entre os que causam este tipo de dermatite.
Dermatite seborreica: causa manchas vermelhas e descamativas, principalmente no couro cabeludo. Pode atingir também sobrancelhas e cantos do nariz. Em muitos casos o problema é crônico e desencadeado por algum fator.
Eczema numular: causa erupções cutâneas ou feridas em forma de moedas. Atinge geralmente, nádegas, pernas, troncos e dorso das mãos.
Dermatite de estase: causada pelo acúmulo de líquidos em casos de varizes e problemas circulatórios nos membros inferiores. Os sintomas mais comuns são descoloração da canela, tornozelos e a pele grossa formada. Ulceras são comuns nestes casos.
Dermatite atópica: trata-se de uma doença complexa com origem genética. É uma doença inflamatória crônica e recidivante caracterizada por lesões intensamente que coçam muito e pele muita seca. Inicia-se em 85% dos casos na primeira infância. Atinge principalmente a dobra dos braços e a parte de trás dos joelhos.

COMO TRATAR
O tratamento dos sintomas das dermatites geralmente é feito com corticoides para alívio da inflamação e redução dos sintomas. No caso da dermatite atópica a hidratação intensa é um dos tratamentos principais aliados a corticoides para o controle da inflamação.
A falta de tratamento adequado das dermatites pode abrir caminho para infecções bacterianas ou fungicas na pele, pois as lesões rompem a barreira da pele facilitando a entrada de microorganismos.

No próximo post falaremos um pouco mais sobre o tipo mais comum de dermatite: a atópica.

Deixe o seu comentário