Cuidados com a pele fragilizada da Terceira Idade

É difícil de aceitar, mas a cada ano que passa a gente fica um pouquinho mais velho. A chegada da Terceira Idade traz consigo mudanças fisiológicas consideráveis para o organismo – e a pele é o órgão que mais apresenta transformações.

A redução da espessura epiderme-derme, diminuição da elasticidade e da secreção das glândulas sebáceas, além da redução do número de glândulas sudoríparas e comprometimento da imunidade, são os efeitos mais comuns da idade.

A partir dos 65 anos, a derme (camada da pele localizada logo abaixo da epiderme e responsável por 90% da espessura da pele) apresenta redução de 20% em sua espessura e diminui muito o número de fibroblastos que são responsáveis por sintetizar colágeno, elastina (proteínas fibrosas de suporte) e outras proteínas importantes para a sustentação da pele. É isso que dá a sensação de que “está tudo caindo” e causa desespero em muita gente!

Além disso, acontece a destruição de colágeno e a fragmentação das fibras elásticas. Também ocorre um menor entrelaçamento entre elas deixando a pele mais frouxa. A capacidade de retenção de água também diminui – o que compromete a hidratação.

Tais fatores associados reduzem a resistência da pele, que fica mais suscetível a sofrer ferimentos com facilidade. A redução das glândulas sebáceas reduz a lubrificação natural da pele e em conjunto com a redução da hidratação causa um ressecamento excessivo da pele, o que pode levar a lesões mais complicadas.

A TAL DA PÚRPURA SENIL

”purpura senil"

A púrpura senil são as manchas roxas ou avermelhadas resultantes de pequenos esbarrões ou pressões na pele frágil. Elas aparecem geralmente no dorso da mão, punhos e antebraços.

Tais manchas muitas vezes causam desconforto estético e o tratamento é feito com o uso de hidratantes que possuem vitaminas K1 e K3 que reduzem os hematomas.

Não confunda a púrpura senil com as manchas marrons! Estas mais escuras são consequência da exposição ao sol sem protetor solar desde a infância. Nesse caso são utilizados ácidos e laser para a remoção. A prevenção deve ser feita com o uso de diário de protetor solar.

COMO PREVENIR

1. Tomar muita água
2. Usar protetor solar diariamente
3. Após o banho usar sempre um creme hidratante
4. Evite banhos muito quentes e buchas ou esponjas
5. Usar sempre um sabonete neutro ou infantil

PROFITUS RECOMENDA

A pomada Golden Age pode (e deve!) ser utilizada em peles frágeis e debilitadas, principalmente na Terceira idade.

Ela ajuda na redução da purpura senil, pois apresenta ação anti-inflamatória e estimuladora da produção de colágeno, além de prevenir e auxiliar na cicatrização de pequenos machucados, impedindo que se tornem algo mais sério.

Ficou interessado?
Leia mais sobre a Golden Age.

Deixe o seu comentário