Diabetes consequências profitus
Categorias: Diabetes

Consequências no corpo causadas pelo diabetes

28 de janeiro de 2020 | escrito por

Sede e fome desproporcionais, excesso de urina e, até mesmo, algumas doenças graves podem ser causadas pelo diabetes

Provavelmente você já entendeu como a diabetes funciona e por que é tão importante buscar alternativas para evitá-la e, caso já a possua, controla-la. Levando em conta  o segundo cenário, no qual o diagnóstico da patologia já foi feito, é necessário compreender as suas consequências à saúde. Além dos próprios problemas causados pelo acúmulo de açúcar no sangue, existem circunstanciais em que o diabetes pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros distúrbios. “O diabetes aumenta o descontrole do perfil lipídico (exame de colesterol e triglicerídeos), levando a hipercolesterolemias (aumenta do colesterol), a insuficiência renal e a complicações oculares, como a retinopatia diabética. Também deixa o corpo mais predisposto a infartos e outras doenças cardíacas”, explica a nutricionista Luciana Novaes. Confira, na sequência, quais são os sintomas e complicações que podem surgir com o prognóstico do diabetes.

Polifagia

É a condição de uma pessoa que, basicamente, sente mais fome que o comum. Segundo Luci porque o açúcar que ficando sangue não é levado para as células e o corpo sente como se não tivesse se alimentado o suficiente.  Esse problema acomete tanto as pessoas que possuem o diabetes tipo 1 quanto o 2, sendo um dos sintomas mais comuns da patologia – além de perigoso. Caso o excesso de fome se manifeste na rotina alimentar, o paciente pode aumentar o nível de glicose no sangue, além de engordar, prejudicando o seu quadro. É importante, por isso mesmo, estar cercado de profissionais de diversas áreas, já que, nesse caso, um nutricionista é essencial para manter a alimentação saudável e evitar as consequências da alimentação saudável e evitar as consequências da consequências da polifagia.

Poliúria e polidipsia

“Como o mecanismo para diminuir a glicose sanguínea, o corpo tenta eliminá-la através da urina e, por isso, o paciente relata muitas idas ao banheiro”, explica a nutricionista. A recorrência de idas ao banheiro acontece porque o volume de urina é maior que o comum – de 700ml a 2l por dia. Essa variação ocorre devido à quantidade do líquidos ingeridos no dia, sendo que valores acima de 2,5l são considerados anormais e, em geral, estão relacionados à poliúria. A junção da frequência urinária e do volume demasiado pode contribuir para o surgimento de um quadro de desidratação. Geralmente associada à poliúria está a polidipsia, que corresponde ao aumento de sede e ingestão exagerada de líquidos, decorrente da perda de líquidos.

Outras doenças

“O diabetes pode desencadear uma serie de problemas, como hipertensão arterial, nefropatia diabética, retinopatia diabética, dentre outras”, aponta a nutricionista Mariana Diniz. Entenda melhor cada uma dessas doenças!

  • Hipertensão arterial: Pode estar associada à obesidade, comum em portadores do diabetes tipo 2, já que é um dos fatores de risco para a doença. Entretanto, o excesso de glicose no sangue pode prejudicar a circulação, aumentando a pressão sanguínea. Além disso, com o diabetes, pode ser que as paredes das artérias fiquem espessas, agravando o problema.
  • Nefropatia diabética: Manifestação da doença nos rins, que pode progredir para a insuficiência renal crônica terminal (IRCT), caracterizada pela perda das funções do rim. Entretanto, antes de chegar nesse caso, o sintoma mais comum é a perda de proteínas por meio da urina. Esse quadro, todavia, pode ser mediado com o acompanhamento multidisciplinar correto.
  • Retinopatia diabética: Ocorre quando os casos da retina são lesionados. O problema pode ser evitado com diagnostico precoce e tratamento correto, entretanto, quando esses cuidados não são tomados, a retinopatia pode causar cegueira.

‘Os sintomas do diabetes, em geral, podem ser evitados com um plano especifico de tratamento elaborado por profissionais. É importante destacar que, apesar de os sintomas serem característicos da doença, nenhuma das informações dessa matéria descarta o diagnostico ou o acompanhamento de especialistas.’

SANTOS, Iuri. Consequências Pelo Corpo: Sede e fome desproporcionais, excesso de urina e, até mesmo, algumas doenças graves podem ser causadas pelo diabetes. Plano Alimentar Diabetes. São Paulo: Alto Astral, a.1, n. 2. p. 10-11, 2018.

Tags:

Últimos Posts

psoríase dermatite eczema tratamento profitus
Descamação na pele pode ser psoríase ou eczema; entenda a diferença
coronavírus diabetes profitus
Diabéticos são mais vulneráveis ao coronavírus
queimaduras cuidados profitus
Como tratar queimaduras de acordo com o grau