O que fazer logo após sofrer uma queimadura?

Existe muita dor ruim nessa vida e as queimaduras, com certeza, estão entre as piores delas. Doi, doi, doi demais. Desde queimaduras simples, como as causadas pelo sol, até queimaduras mais graves: todas elas merecem atenção especial. Mas o que fazer logo após sofrer uma queimadura?

Queimei, e aí?

Em caso de queimaduras de PRIMEIRO GRAU:

As queimaduras de primeiro grau são aquelas que afetam apenas a camada superficial da pele. Ela causa dor e vermelhidão na região. É comum em casos de longo tempo de exposição ao sol ou quando, por exemplo, você segura um objeto muito quente por pouco tempo.

  1. Interrompa o contato com a fonte de calor imediatamente.
  2. Coloque a região queimada debaixo de água em temperatura ambiente por, pelo menos, 15 minutos;
  3.  Durante as primeiras 24 horas, se a ardência estiver incomodando muito, coloque um pano molhado com água gelada sobre o local lesionado;
  4. Não aplique óleos ou manteiga na queimadura;
  5. Pode passar uma pomada hidratante/cicatrizante para queimaduras, como a Dermalive. Ela vai diminuir o ardor e a vermelhidão do local.

A dor desaparece ao fim de 2 ou 3 dias, normalmente. Porém, o tempo de cicatrização completa pode ser de até 1 semana.

Em caso de queimaduras de SEGUNDO GRAU:

As queimaduras de segundo grau atingem uma camada mais profunda da nossa pele: a derme.  Além da vermelhidão e da dor no local, normalmente também causam outros incômodos, como bolhas ou inchaço. Elas acontecem quando o contato com o calor é mais demorado (por exemplo, se derrubar água quente no corpo). Raramente deixam cicatrizes, mas pode acontecer de a pele ficar mais clara no local da queimadura.

  1. Assim como no caso da de primeiro grau, coloque o local afetado debaixo de água corrente fria por, pelo menos, 15 minutos;
  2. Neste caso, além de água fria corrente, utilize sabão de pH neutro para limpar a área lesionada. Não esfregue nem use muita força;
  3. Coloque uma gaze molhada sobe a queimadura durante as primeiras 48 horas (lembre-se de trocar de tempos em tempos);
  4. Não fure as bolhas e não aplique qualquer produto no local, pois pode causar uma infecção;

Em caso de queimaduras de TERCEIRO GRAU:

As queimaduras de terceiro grau vão ainda mais fundo:  atingem todas as camadas da pele, inclusive o tecido gorduroso e os nervos, podendo alcançar até os ossos. Normalmente, o paciente sente pouca dor, já que a lesão destrói as terminações nervosas de sensibilidade. A pele fica seca, dura, enrugada, escurecida ou pode chegar a ficar em carne viva.

  1. Chame imediatamente uma ambulância ou leve a pessoa rapidamente para o hospital;
  2. Coloque uma gaze esterilizada ou um pano limpo sobre a região afetada com cuidado, até a chegada da ajuda médica;
  3. De jeito nenhum passe algum tipo de produto na região afetada.

Informações complementares importantes:

  • Os contatos pra ligação gratuita se precisar de ajuda profissional são: Samu 192 e Bombeiros 193.
  • É aconselhável procurar um profissional da saúde quando a queimadura é maior que o palmo da mão, surgem muitas bolhas ou é uma queimadura de terceiro grau.
  • Nunca estoure as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e sua camada externa serve para evitar infecção.
  • Se a queimadura for causada por fogo na roupa, não deixe a pessoa correr. Deite-a no chão e comece a abafar as chamas pela cabeça, usando um cobertor, um tapete, um casaco grosso ou faça-a rolar no chão.
  • O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar os tecidos e permanecer vestido até a chegada ao pronto-socorro. Isso evitará que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.
  • Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados.
  • Em caso de queimadura de origem elétrica, não socorra a vítima antes de desligar a corrente. Você também poderá ser queimado, caso o faça.
  • Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo inteiro incha naturalmente após uma queimadura.

No vídeo há mais algumas informações:

Deixe o seu comentário