Quem tem psoríase pode tomar vacina contra febre amarela?

QUEM TEM PSORÍASE PODE TOMAR VACINA CONTRA FEBRE AMARELA?

A dermatologista Dra Elisa Maranha responde pra gente:
Se o paciente de psoríase e/ou artrite psoriásica já estiver tomando algum medicamento oral ou injetável para psoríase, NÃO DEVERÁ tomar a vacina da febre amarela. 🚫🚫

Esta vacina é produzida com o vírus vivo atenuado e só desaparece do organismo três semanas após a vacinação. Se o vírus vivo atenuado (da vacina) é inserido no organismo de quem está com a imunidade baixa ou está tomando qualquer medicamento imunossupressor/imunobiológico, há o risco de o sistema imune não conseguir combater este vírus e acabar causando a doença da febre amarela propriamente dita. 🤒🤒

Exemplos de alguns medicamentos imunossupressores são: Metotrexato, Ciclosporina, Azatioprina, etc. Alguns medicamentos imunobiológicos: Etanercepte, Infliximabe, Efalizumabe, Adalimumabe, Ustecinumabe, etc.

Quando uma pessoa saudável é vacinada, o vírus inoculado passa a se multiplicar no organismo do paciente. Então, o sistema imunológico identifica a atividade do vírus, produzindo células de defesa para combatê-lo.

No entanto, se o sistema imunológico do paciente estiver enfraquecido por doenças como câncer, doenças autoimunes (lúpus, esclerose múltipla, doença celíaca, artrite reumatoide, psoríase, etc), pessoas em quimioterapia, ou em uso de imunossupressores citados acima, essas têm maior risco de reações graves à vacina.

Outros grupos que devem se atentar e buscar orientação médica antes de tomar a vacina são:

🤶os idosos acima de 60 anos,
🤰gestantes,
👶 bebês com menos de nove meses,
🤱mulheres que estejam amamentando um bebê com menos de seis meses e
💉doadores de sangue.

E quem não pode tomar a vacina, fica desprotegido? 🤔🤔

O que eu oriento aos pacientes que não podem tomar a vacina é evitar ao máximo a picada de mosquitos. Isso pode ser feito por meio do uso de camisas de mangas longas, calças compridas, mosquiteiros e repelentes, principalmente aqueles que moram no meio rural ou próximo a áreas de matas.

Em caso de dúvidas, procure o seu médico!
Dra. Elisa Maranha – Dermatologista é de Juiz de Fora, Minas Gerais e atende na Dedicare Clínica Médica & Estética – Clínica Damasceno (Rua Halfeld 807, 5 andar).
CRM 52385 RQE39027

Quem desejar conhecer uma opção aos tratamentos com imunossupressores/imunobiológicos, pode conhecer a Newderm, que é feita com extrato natural de urucum e não possui corticoides:

14 thoughts on “Quem tem psoríase pode tomar vacina contra febre amarela?

  1. Nao sabia deste fato, e poucos dias após ter tomado uma injeção de corticoide(betatrinta) contra a psoríase gutata, tomei a vacina contra febre amarela,reparei que minha psoríase piorou, quais efeitos isso pode provocar em mim?corro risco de ter febre amarela?

    1. Oi Caio,

      o ideal é que agora você fique bem atento a qualquer coisa diferente que sentir. Caso apresente qualquer sintoma da febre amarela, ou outra coisa fora do normal, procure um médico imediatamente.
      Pode ser que você não tenha nenhuma reação, mas é melhor ficar bem atento, certo?
      Lembrando que os sintomas iniciais da febre amarela são:
      – febre alta
      – calafrios
      – cansaço
      – dor de cabeça
      – dor muscular
      – náuseas e
      – vômitos por cerca de três dias.

      Um abraço.

  2. Olá… Alguém poderia me responder se alguém que tenha dermatite seborréica ou algo do tipo pode tomar vacina contra a febre amarela? Ouvi dizer que várias pessoas que tem essa doença tomaram e não aconteceram nada, mas ao mesmo tempo é uma doença autoimune e se deve ter cautela né. Alguém poderia me responder de fato se é perigoso ou se pode tomar normalmente sem risco? Estou perguntando para pessoa que ainda não está tomando nenhum remédio anti-inflamatório para a doença e sim um portador mesmo da dermatite seborréica.

    Beijos e até mais!!! Grato desde já pela resposta!

  3. O risco só existe se eu estiver tomando medicamentos para a psoríase??! Ou seja, se não estou com sintomas da doença e nem tomando nenhum medicamento para combatê-la eu posso tomar a vacina??!

  4. Boa noite!
    Tenho Psoríase, porem utilizo os seguintes medicamentos externos:
    – Pomada Daivobet (hidrato de calcipotriol 50 mcg/g; dipropionato de betametasona 0,5 mg/g
    – Creme manipulado UREIA 10%
    Posso tomar a vacina da Febre Amarela?

    Certa de vossa habitual colaboração

    Grata

    1. Oi Vandreia, muito bom dia!

      A Daivobet é uma pomada que possui corticoides em sua formulação.
      Sendo assim, o ideal é que você consulte o seu médico antes, pois mesmo que não esteja ingerindo o corticoide, o seu sistema imunológico pode estar debilitado de alguma forma.
      O médico vai te avaliar e indicar o melhor caminho.

      Um abraço!

  5. Boa noite! Tenho psoriase e está atacada! Ela é severa, mas parei de tomar o metrexato dia 14/11 justamente para poder tomar a vacina! Fiz exames de sangue e apenas minha triguicerides está alta e meu Pcr 0,64! Um pouco alterado! Posso tomar a vacina? Fiquei com medo de tomar! Meu filho é saudável porém está com tgo e tgp alterado também! Ele tem 9.anos será que nós podemos tomar a vacina??? Por favor gostaria de um retorno!! Obrigada

    1. Elaine, bom dia e muitos parabéns!
      Você já está no caminho certo, fazendo exames e verificando a situação atual do seu organismo.
      Para que continue assim e garanta que não terá reações ainda mais complicadas, o ideal é que você leve seus exames para o médico que te acompanha. Ele vai avaliar o seu caso específico e te orientar qual o melhor caminho para seguir.
      Estamos na torcida para que dê tudo certo!

      Um abraço.

  6. Boa noite ,tenho psoríase e não tomo remédio nenhum, eu posso tomar a vacina da febre amarela sem riscos ? Obrigado e fico no aguardo da resposta. Meu nome é Léo

Deixe o seu comentário