depilação a laser profitus
Categorias: Cuidados com a pele, Diabetes

Depilação a laser: cuidados no pré e pós-procedimento

21 de janeiro de 2020 | escrito por

Lâminas de barbear e cera quente geralmente deixam a pele sensível e irritada. Embora sejam meios baratos de se livrar dos pelos, requerem constante manutenção para garantir o resultado desejado.

É por isso que o laser é tão atrativo. Além de eliminar os pelos de maneira rápida, são necessárias apenas uma ou duas sessões de manutenção para manter a pele lisinha o ano todo. Ele também é uma solução eficaz para os pelos encravados, já que quase todas as partes do corpo podem ser tratadas.

Para você que decidiu se livrar de uma vez por todas dos pelos indesejáveis, listamos 7 cuidados com a depilação a laser para antes e depois do procedimento. Acompanhe!

Quais são cuidados com a depilação a laser?

Abaixo, confira quais cuidados você deve tomar para que seu procedimento seja um verdadeiro sucesso!

1. Evite a exposição solar e loções autobronzeadoras

A melanina é a proteína responsável pela coloração da nossa pele e cabelos. Quando nos expomos ao sol, sua produção é estimulada para proteger a pele dos raios UV.

Quem já pesquisou como funciona a depilação a laser sabe que os feixes de luz são disparados justamente quando entram em contato com a pigmentação dos fios.

O que isso quer dizer exatamente? Bom, se a sua pele estiver com uma quantidade aumentada de melanina durante o tratamento, existe o risco de adquirir manchas e queimaduras. 

Além do mais, a pele tende a ficar um pouco sensível e vermelha após as sessões. Mais um motivo para evitar a exposição solar por, pelo menos, duas semanas antes e duas semanas após a última sessão.

É necessário suspender também o uso de loções bronzeadoras pelo menos um mês antes de começar o tratamento — exatamente pelo mesmo motivo que a exposição ao sol deve ser evitada. 

Outro cuidado importante é usar o protetor solar nas áreas mais expostas durante todo o procedimento.

2. Esfolie a pele

A esfoliação semanal da pele é importante para desobstruir os poros, eliminar as células mortas e estimular a produção de colágeno. Isto é, ela deve fazer parte da rotina atual de beleza.

Mas entre os cuidados com a depilação a laser, ela ocupa um lugar especial. Isso porque impede que os pelos encravem antes do procedimento — o que facilita a destruição dos folículos pilosos.

O ideal é fazer uma esfoliação bem suave na área a ser depilada pelo menos três dias antes do laser. No entanto, tenha cuidado para não pesar a mão e deixar a pele muito sensível.

3. Fique longe da cera quente

Um dos principais cuidados com a depilação a laser é evitar qualquer coisa que perturbe os folículos pilosos.

Isso significa que, pelo menos um mês antes de começar o tratamento, você deverá suspender o uso da cera quente e de outros produtos depilatórios que danificam a raiz dos fios.

De novo, o alvo dos feixes de luz é a melanina — a raiz deve estar presente nos folículos para que o laser possa identificá-la e destruí-la.

Durante o tratamento é permitido apenas o uso de lâmina de barbear, e é obrigatório raspar os pelos da área a ser tratada de 12 a 14 horas antes de cada sessão.

4. Suspenda o uso de ácidos nas áreas tratadas

Os ácidos, presentes em muitos dermocosméticos para clareamento, afinam e alteram a coloração da pele, deixando-a mais sensível.

O ideal é conversar com o dermatologista que receitou o ácido sobre a possibilidade de suspender o uso por um tempo.

Nos casos dos tratamentos para acne com ácidos e outros medicamentos fortes, o profissional deverá ponderar o que será mais vantajoso e seguro para o paciente: concluir ou suspender o tratamento para dar início ao novo procedimento.

5. Use roupas leves

O laser tende a deixar a pele um pouco sensível. Portanto, é legal evitar roupas grossas ou apertadas — o atrito na região tratada pode irritar mais ainda a pele e causar manchas.

Na primeira semana após o tratamento, dê preferência aos tecidos leves e de fibras naturais, como o algodão. Evite os sintéticos, que dificultam a respiração da pele.

6. Aplique compressas de gelo

É comum as peles mais sensíveis apresentarem vermelhidão e inchaço nas áreas tratadas, que podem durar poucas horas ou dias após o tratamento. A sensação é como se houvesse uma leve queimadura solar.

Para aliviar a ardência e o desconforto, o paciente pode aplicar gelo em intervalos de quinze a vinte minutos durante as primeiras horas logo após a sessão.

Se a vermelhidão ou o inchaço persistirem, o gelo pode ser usado em intervalos de quinze minutos, de três a quatro vezes ao dia, durante dois ou três dias.

Avise ao profissional se você usa algum dermocosmético na área tratada — ele poderá orientar se deve esperar alguns dias antes de retomar o uso.

7. Use protetor solar

A exposição solar direta deve ser evitada por, pelo menos, quatro semanas após o tratamento. Se não for possível, certifique-se de cobrir a área com roupas leves e usar um filtro solar com fator mínimo de proteção 30.

O mesmo vale para o rosto. Reaplique o protetor solar com frequência, principalmente se você molhar a pele ou transpirar em excesso. Chapéus conferem uma proteção extra.

Existem riscos de queimaduras?

Embora não seja impossível ter queimaduras ou manchas, se o procedimento for realizado em uma clínica reconhecida e de confiança, é raro e especialmente improvável sofrer com esse problema.

Se a intensidade do aparelho estiver bem regulada para o tipo de pele do paciente, a depilação é segura e apresenta pouco ou nenhum efeito colateral.

Como vimos, seguir um simples processo de cuidados com a depilação a laser, antes e depois do procedimento, é a melhor forma de garantir resultados satisfatórios e cicatrização rápida. Assim, é possível obter todos os benefícios desse tratamento, ideal para as pessoas que estão cansadas da tortura da cera quente e dos pelos encravados.

Depilação a Laser não é recomendada para diabéticos

Depilação laser para diabético torna-se um pouco complicado uma vez que a pele das pessoas com diabetes é mais sensível, pois suas terminações nervosas danificadas pelos quais são mais propensos a diversas lesões e infecções

Dependendo da gravidade da doença, pessoas com diabetes devem ter mais cuidadosos ao passar por uma depilação laser


Fonte: GioLaser

Tags:

Últimos Posts

Diabetes pode afetar a audição, aponta CDC
A estreita relação entre a psoríase e a gravidez
Covid-19 pode desencadear diabetes? Estudos avaliam essa relação