Categorias: Psoríase

Tratamentos e cuidados com a psoríase durante o verão

4 de janeiro de 2022 | escrito por

Se você tiver lesões de pele com vermelhidão, coceira, queimação e descamação, seu dermatologista pode ter diagnosticado psoríase. Trata-se de uma doença crônica de pele muito comum entre os brasileiros, pois cerca de 2 milhões de novos casos são detectados a cada ano. A pele geralmente passa por um ciclo de renovação, durante o qual as células mortas são eliminadas para que novas células possam crescer no local. No entanto, para pacientes com psoríase, esse processo pode acelerar e, eventualmente, levar a placas escamosas, especialmente em áreas como cotovelos, couro cabeludo e joelhos.

“No caso da psoríase leve, você pode sentir apenas desconforto devido aos sintomas, mas em casos graves, pode ser doloroso e causar alterações que afetam significativamente a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Portanto, o tratamento ideal é procurar tratamento o mais rápido possível “,
informa André Carvalho, médico especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira.

Com o advento do verão, as pessoas com doenças de pele costumam ficar com medo e precisam prestar atenção redobrada à proteção solar. No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, a psoríase pode ser aliviada durante este período, desde que você tenha menos exposição ao sol e siga as orientações do dermatologista.

A principal recomendação é obter vitamina D por meio do banho de sol, pois baixos níveis desse componente no corpo podem causar doenças. Porém, o tempo de exposição ao sol deve ser recomendado por um médico e pode variar dependendo da idade e do tipo de pele, por exemplo. É importante focar na área lesionada, mas sempre aplique protetor solar com cuidado para evitar queimaduras. Depois de deixar o sol, lembre-se de adicionar umidade ao seu corpo para evitar que a pele resseque e piore ainda mais a condição.

Além da vitamina D, existem múltiplas opções de tratamento, e a escolha do tratamento para cada condição deve ser sempre feita por um dermatologista, pois cada condição apresenta um tratamento mais seguro. “Um método que funciona para uma pessoa não é necessariamente eficaz para outra. Portanto, o tratamento da psoríase é individualizado. Hoje, existem várias opções de tratamento disponíveis, independentemente da gravidade da psoríase. Nenhuma ou quase nenhuma lesão vive na pele “, Explicou Andre.

Outro ponto importante é não interromper o tratamento sem a autorização do dermatologista. “Essa atitude pode piorar a psoríase e piorar o quadro. É importante estar atento. Se notar algum sintoma, procure um dermatologista imediatamente. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais cedo o tratamento, impacto da doença na qualidade de vida e quantidade Quanto menor o risco ”, concluiu.

Fonte: Marie Claire

Tags:

Últimos Posts

Diabetes pode afetar a audição, aponta CDC
A estreita relação entre a psoríase e a gravidez
Covid-19 pode desencadear diabetes? Estudos avaliam essa relação