cuidados pele terceira idade idoso profitus
Categorias: Cuidados com a pele

Como cuidar da pele na terceira idade

9 de janeiro de 2020 | escrito por

Os anos passam, os anos voam. E como ainda não descobriram nenhuma fórmula mágica, continuamos envelhecendo. No entanto, isso não precisa ser um drama. Porque pode não existir fórmulas mágicas, mas já existem muitas maneira de encarar a terceira idade com muita saúde e aproveitando o melhor que essa fase tem para oferecer.

Durante a terceira idade, a saúde da pele é um ponto que demanda atenção. A primeira vista a pele ganha rugas e perde o viço, mas os problemas que podem surgir são além o dos estéticos.

Quando ficamos mais velhos, a pele perde muito da sua proteção natural, ficando muito mais frágil suscetível a cortes e outros problemas como a púrpura senil.

Mas não precisa se desesperar, com alguns cuidados, tudo vai ficar bem. Se liga nas dicas:

Tome banhos mais frios e curtos

Ficar muito tempo no chuveiro quente piora o ressecamento da pele do idoso. O ideal é que a água esteja no máximo morna. Também tem que passar o sabão gentilmente, sem grandes esfoliações, já que isso altera a composição do manto hidrolipídico, camada hidratante natural do organismo.

Invista nos hidratantes

Logo depois do banho é uma ocasião perfeita para isso, pois os poros estão abertos e o vaporzinho de água facilita a penetração do creme. Não há um produto especial aqui, mas os especialistas recomendam que o hidratante escolhido tenha propriedades emolientes, que aumentam a camada de gordura de corpo; umectantes, para melhorar a quantidade de água disponível; e oclusivas, que diminuem a evaporação desse líquido. Falando nele…

Beba bastante água

Esse hábito é fundamental para a saúde da pele e pode ser algo negligenciado na terceira idade, quando tendemos a sentir menos sede. A dica é tomar 2 litros ao dia, mesmo quando não estiver sedento. Exceto se houver contraindicação do médico, claro – algumas doenças impedem as goladas aos montes.

Proteja os lábios

Eles também sofrem com o ressecamento provocado pelo avançar da idade. E outros fatores, como o clima seco e as temperaturas baixas, pioram a situação. Para evitar rachaduras, use diariamente um fotoprotetor labial, que contém filtro solar, e hidratantes específicos para a boca. À noite, dá para dormir com um produto mais viscoso, como o mel, que ainda melhora a cicatrização de lábios que já estão machucados.

Controle a exposição ao sol

Quanto maior a idade, maior o risco de câncer. E com os tumores de pele é a mesma coisa. Além disso, os raios solares aceleram o envelhecimento. Por isso, não descuide da proteção solar diária com o filtro, mas também não dependa só dele: vale usar bonés, viseiras, óculos… E, claro, prefira a sombra sempre que possível.

Fonte: Revista Saúde

Tags:

Últimos Posts

sol psoriase
Sol de verão: benéfico para pacientes com psoríase, mas deve-se ter cuidado
cuidados pele terceira idade idoso profitus
Como cuidar da pele na terceira idade
psoríase diabetes cuidados profitus
Queimaduras do sol: um risco para peles sensíveis