banho dermatite
Categorias: Cuidados com a pele, Dermatite

Como deve ser o banho do paciente com dermatite atópica?

11 de junho de 2019 | escrito por

Pessoas com algum tipo de alergia devem tomar alguns cuidados na hora do banho, principalmente aquelas que já sabem ter dermatite atópica. O alerta é da Dra. Mariele Morandin Lopes, médica alergista e pós-graduanda da disciplina de Alergia e Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina da USP. Segundo a especialista, a água do banho deve sempre estar em uma temperatura morna, ou seja, aquela quando não se percebe se está fria ou quente.

“O banho não precisa ser rápido, como era orientado até pouco tempo atrás. Estamos vendo estudos que apontam que se a água estiver morna, o banho pode ser mais prolongado”, conta Dra. Mariele, que também é médica da Clínica Croce, especializada em vacinação, infusões de medicamentos e no diagnóstico e tratamento nas áreas de Alergia, Imunologia e Endocrinologia.

A bucha ou esponja deve ser dispensada na hora do banho pelas pessoas com dermatite atópica. Isso porque, ao passar a bucha pelo corpo, pode haver a remoção da camada protetora da pele. O sabonete deve ser neutro, o mais próximo possível do PH natural da pele. “Peça orientação ao seu médico sobre o sabonete mais adequado para usar no seu caso. Importante dizer também que o sabonete deve ser usado nas regiões do corpo onde há mais transpiração e nas partes íntimas, não sendo necessário pelo corpo todo, diariamente, o que ajuda na proteção dos pacientes com dermatite atópica”, explica a alergista.

A hidratação, feita ao final do banho, é o momento mais importante desses cuidados. Ainda com a pele úmida, sem enxugar muito, passe o hidratante indicado pelo especialista (são loções próprias para esses pacientes). O creme deve ser passado por todo o corpo, essencial para fazer a restauração da barreira cutânea, fundamental para os pacientes com dermatite atópica.

“A hidratação da pele pode ser feita várias vezes ao dia, não só no banho. Manter o controle da dermatite atópica pode evitar que outras doenças sejam desencadeadas, como a rinite alérgica e a asma, por exemplo. Por isso a importância do acompanhamento de um especialista em Alergia e Imunologia para evitar crises de dermatite atópica e demais doenças”, finaliza Dra. Mariele.

Fonte: segs.com.br

Tags:

Últimos Posts

profitus pomada de urucum cicatrizante diabetes
Pomada de urucum cicatriza feridas causadas pela diabetes, evitando até mesmo amputações
eczema alergias dermatite atópica tratamento pomada profitus
8 coisas que você deveria saber sobre alergias na pele
pomada para púrpura senil profitus
Púrpura Senil: o que são as manchas roxas que surgem na pele dos idosos?