artrite psoriásica exercícios físicos profitus
Categorias: Psoríase

Exercícios físicos são aliados para pacientes com artrite psoriásica

3 de setembro de 2019 | escrito por

A artrite psoriásica é uma doença de origem psicossomática e que provoca inflamações nas articulações, como também pode ocasionar lesões na pele, tal qual a psoríase.

Para as pessoas que sofrem com esta doença a realização de atividades física e fisioterapia podem trazer muito benefícios no combate aos sintomas da artrite psoriásica.

Acompanhamento profissional é fundamental

Antes de fazer qualquer atividade física, o paciente deve buscar especialistas de diferentes áreas como dermatologia, reumatologia, fisioterapia, endocrinologia e psicologia, entre outros. Tudo isso para que se alcance os melhores resultados com os exercícios e deixar a doença inativa.

Para se ter uma ideia, se o paciente optar por fazer natação, por exemplo, é importante que ele receba orientações do dermatologista em relação aos cuidados que precisa ter. Em alguns casos, se a pessoa estiver com alguma lesão na pele, o cloro pode potencializar o quadro e dificultar a cicatrização, ou até mesmo intensificar a descamação.

Para a fisioterapeuta Andréa Lopes Gallinaro, que possui especialização em reabilitação reumatológica, o encaminhamento do paciente com artrite psoriásica à fisioterapia precisa ser uma das primeiras iniciativas de seu tratamento. “Alguns médicos têm bastante receio de encaminhar o paciente numa fase aguda, pois preferem que a doença esteja estabilizada. No entanto, nessa fase, o fisioterapeuta pode ajudar na orientação de proteção articular (das juntas) e cuidados do posicionamento de postura”, afirma a especialista.

Para cada paciente um tratamento

Antes de começar a fazer fisioterapia ou uma atividade física, é importante que o paciente realize uma rotina que lhe dê prazer, pois isso servirá de motivação para que ele tenha vontade de seguir com os exercícios e se dedicar ao seu treinamento. Além disso, é necessário ressaltar que para cada pessoa existe um tipo específico de trabalho a ser realizado, que leva em consideração o estágio em que a doença se encontra, o condicionamento físico do paciente bem como suas necessidades terapêuticas.

Andréa explica que pessoas que não têm costume de realizar exercícios físicos podem começar com um treino isométrico, ou seja, que utiliza a força do músculo, mas mantém a articulação parada. “Nessa fase de artrite é possível fortalecer a coxa com exercícios isométricos. Depois que ganhar estabilidade, pode fazer isométrico com carga ou ativo livre, quando o paciente realiza o movimento de forma ativa”, alerta.

Se feito com acompanhamento profissional e respeitando os limites do indivíduo, qualquer paciente pode fazer exercícios como forma de otimizar o tratamento de artrite psoriásica.

Tags:

Últimos Posts

eczema alergias dermatite atópica tratamento pomada profitus
8 coisas que você deveria saber sobre alergias na pele
pomada para púrpura senil profitus
Púrpura Senil: o que são as manchas roxas que surgem na pele dos idosos?
os melhores curativos para pé diabético profitus
Que curativo se deve usar no tratamento do pé diabético?