Categorias: Diabetes
Existe relação entre diabetes e candidíase?
8 de junho de 2020 | escrito por Diego Calheiros
Candidíase
A candidíase é uma infecção na pele ou membranas mucosas causada pelo fungo Cândida. Nela, sentimos muita coceira, a área pode ficar vermelha e com placas esbranquiçadas. Os locais mais comuns onde essa doença se desenvolve no corpo são: região genital ou na boca.
É possível que as alterações na glicemia aumentem o risco de infecções genitais, como a candidíase e infecção urinária. Quando a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) está descontrolada isso pode enfraquecer o nosso sistema imunológico (conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores).
Portanto, com a baixa imunidade, nosso corpo está mais vulnerável às infecções. Portanto, essa é mais uma das razões pelas quais é tão importante controlar a glicemia.
Tratamento
Consulte o seu médico imediatamente caso note alguns dos sintomas como coceira, vermelhidão e placas esbranquiçadas na região afetada.
O tratamento convencional envolve o uso de antifúngicos, em forma de comprimidos ou pomadas que devem ser aplicadas no local da infecção, de acordo com orientação médica.
Para quem tem diabetes também é de extrema importância conseguir controlar a glicemia. Já que ao controlar a glicemia, como explicamos acima, evitamos que a imunidade do nosso corpo fique baixa, deixando as “portas abertas” para as infecções.
Caso você tenha infecções recorrentes, avise o seu médico e converse com o seu parceiro, pois pode ser importante ele passar em consulta médica e entender se existe a necessidade que ele(a) também faça o tratamento.