diabates candidíase profitus
Categorias: Diabetes

Existe relação entre diabetes e candidíase?

8 de junho de 2020 | escrito por

Candidíase

A candidíase é uma infecção na pele ou membranas mucosas causada pelo fungo Cândida. Nela, sentimos muita coceira, a área pode ficar vermelha e com placas esbranquiçadas. Os locais mais comuns onde essa doença se desenvolve no corpo são: região genital ou na boca.

É possível que as alterações na glicemia aumentem o risco de infecções genitais, como a candidíase e infecção urinária. Quando a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) está descontrolada isso pode enfraquecer o nosso sistema imunológico (conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores).

Portanto, com a baixa imunidade, nosso corpo está mais vulnerável às infecções. Portanto, essa é mais uma das razões pelas quais é tão importante controlar a glicemia.

Tratamento

Consulte o seu médico imediatamente caso note alguns dos sintomas como coceira, vermelhidão e placas esbranquiçadas na região afetada.

O tratamento convencional envolve o uso de antifúngicos, em forma de comprimidos ou pomadas que devem ser aplicadas no local da infecção, de acordo com orientação médica.

Para quem tem diabetes também é de extrema importância conseguir controlar a glicemia. Já que ao controlar a glicemia, como explicamos acima, evitamos que a imunidade do nosso corpo fique baixa, deixando as “portas abertas” para as infecções.

Caso você tenha infecções recorrentes, avise o seu médico e converse com o seu parceiro, pois pode ser importante ele passar em consulta médica e entender se existe a necessidade que ele(a) também faça o tratamento.

Fonte: http://gliconline.net/candidiase-diabetes/

Tags:

Últimos Posts

8 sinais bem sutis que podem indicar que você tem diabetes
Excesso no uso de álcool em gel pode causar dermatite nas mãos
Pandemia impacta vida de pessoas com diabetes no Brasil, diz pesquisa