psoríase diabetes cuidados profitus
Categorias: Cuidados com a pele, Diabetes, Psoríase

Queimaduras do sol: um risco para peles sensíveis

6 de janeiro de 2020 | escrito por

Chegou 2020! Ano novo, época de férias, sol, praia, piscina… Tudo isso é muito maravilhoso, mas por trás de todo esse clima de alegria e diversão se esconde um perigo: as queimadura causadas pelo sol. E caso você tenha pele sensível, como no caso dos diabéticos, o cuidado deve ser redobrado.

Cuidados básicos

Bom, talvez todo mundo já saiba, mas nunca é demais lembrar: abuse do filtro solar. Escolha aqueles com fator de proteção de pelo menos 50 fps. Além disso, chapéus e bonés também são bem-vindos. Ah, evite o sol escaldante entre meio-dia e 16h.

Com isso, você já afasta o risco de problemas como queimaduras leves e insolação e também diminui a chance de desenvolver algo muito mais grave como um câncer de pele.

Para quem tem diabetes

Cuidados com a pele já são rotina para as pessoas com diabetes. Afinal, qualquer feridinha pode virar um problemão. E isso também deve ser levado em conta quando falamos de queimaduras solares.

Tomar um banho de sol sem proteção pode trazer consequências graves, como o surgimento de bolhas, que no caso dos diabéticos, podem se tornar uma ferida de difícil cicatrização. Portanto, não bobeie e siga a risca as dicas citadas no tópico anterior deste texto.

Para quem tem psoríase

O sol, tão temido durante o verão, pode ser um alívio para as pessoas portadoras de psoríase, uma doença crônica, autoimune e sistêmica que se manifesta na pele. Os raios ultravioleta têm ação anti-inflamatória, contribuindo para o tratamento da doença.

A maior incidência dos raios ultravioleta ocorre justamente no período entre 10h e 16h. Para que o paciente não sofra com queimaduras solares, esse banho de sol deve ser orientado por um dermatologista .

Pós-sol

Depois daquela tarde gostosa pegando um bronzeado é hora de cuidar da pele. Abuse de hidrantes corporais, sempre escolhendo aqueles que se adequam mais a sua pela. Loções pós-sol também são bem-vindas, principalmente para afastar o ardor.

Como você viu, é simples curtir um solzinho sem detonar a pele. Agora é só pegar a roupa de banho e ir aproveitar o que de melhor o verão tem para oferecer.

Tags:

Últimos Posts

sol psoriase
Sol de verão: benéfico para pacientes com psoríase, mas deve-se ter cuidado
cuidados pele terceira idade idoso profitus
Como cuidar da pele na terceira idade
psoríase diabetes cuidados profitus
Queimaduras do sol: um risco para peles sensíveis